quarta-feira, 11 de julho de 2012

Um breve resumo sobre a Grécia Antiga

Algumas pessoas estão tendo certas dificuldades em entender a história da Grécia tem me perguntado por e-mais se posso dar um help! a eles. Por isso criei este post para dar uma ajuda. Vamos à eles :


  1. Cidadão Grupo formado por homens livres adultos. Para os gregos, mulheres, crianças e estrangeiros não eram considerados cidadãos.
  2. Genos Comunidades gregas que entraram em declínio por volta de 800 a.C., devido ao aumento populacional e falta de terras férteis.
  3. Creta Ilha localizada ao sul da Grécia.
  4. Minóica Denominação dada a civilização desenvolvida pelos cretenses. Ficou caracterizada pela Talassocracia e pela lenda do Labirinto do Minotauro.
  5. Péricles Político ateniense, responsável pela consolidação da democracia na Grécia.
  6. Odisseia Obra de Homero que narra o retorno de Ulisses, general grego, para sua terra natal, Ítaca.

    7. Ostrakas - Concha utilizada para contabilizar o voto dos cidadãos.


    Os gregos eram humanistas, ouseja, se preocupavam com o ser humano, nosmais diferentes aspectos. Até alguns deuses gregos tinham características humanas. Desenvolveram diversas áreas para a compreensão e valorização humana ,como a filosofia ,história ,democracia ,entre outras. Chamavam a si mesmo de Helenos, e seu território, Hélade. Gregos e Grécia foi uma denominação posterior, utilizada pelos romanos .Os gregos chamavam a outros povos de bárbaros. O relevo montanhoso e as dificuldades de comunicação contribuiu para impedir a unidade política da região.Assim,os gregos se desenvolveram em cidades-estado, denominadas pólis. A históriada Grécia Antiga se divide em cinco períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

    Períodos

    Pré-Homérico (2000-1 100 a.C.) — período caracterizado pela penetração de povos indo-europeus na Grécia: aqueus (2000-1 200 a.C.), eólios (1 700 a.C.) e Jônios (1 700 a.C.); civilização minoica continua a prosperar (3000 - 1 400 a.C.) e a civilização micênica é formada (1600-1 200 a.C.); dóricos invadem a Hélade no final do período (1 200 a.C.)
  • Homérico ou Idade Média Grega (1100-800 a.C.) — período marcado pela ruralização, ausência de escrita e formação dos genos; período da criação das obras de Homero, Ilíada e Odisseia.
  • Arcaico (800-500 a.C.) — Há a formação da pólis, a colonização grega, o aparecimento do alfabeto fonético além de progresso econômico com a expansão da divisão do trabalho, do comércio e da indústria.
  • Clássico ou Século de Péricles (500-338 a.C.) — período marcado pelo divisão bipolar da Grécia sob a égide de duas potências: Esparta (com a Liga do Peloponeso) e Atenas (com a Liga de Delos. Além disso ocorreram nesse período as famosas Guerras Médicas e a Guerra do Peloponeso que decidiram os rumos políticos da Grécia. No final do período Tebas assume o controle político da Grécia, no entanto, este poder logo lhe é tomado pela expansão macedônica que termina com a anexação grega em 338 a.C. sob Filipe II da Macedónia.
  • Helenístico (338 - 146 a.C.) — fase marcada pela crise da pólis, conquista do Império Aquemênida e expansão cultural helenística.

    Mais tarde postarei mais resumos sobre a Grécia Antiga. Mas apenas para deixar claro, o objetivo pricipal do blog não é relatar acontecimentos históricos e sim os mitos que rodeavam a Grécia e a Roma Antiga, mas para que ninguem fique por fora, eu também gosto de postar o que realmente acontecia naquela época. Agradeço a compreensão de vocês :)



    Fonte 1
    Fonte 2

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...