segunda-feira, 16 de maio de 2011

Deuses Gregos e suas características : Inveja, Ódio, Ciúme e Vinganças

Quem nunca ouviu a expressão : "Vingança é o vinho doce dos deuses", frases sobre inveja ou ciúmes? Pois é, quase todos imagino, mas entre os deuses da Grécia antiga, isso era comum entre eles, de acordo com os mitos.

Eles sentiam sim inveja um dos outros, podem acreditar, com todos aqueles poderes eles sentiam inveja um dos outros, principalmente entre as deusas de sexo feminino. Ou vai dizer que Hera não ficava enciumada com a beleza de Afrodite? E sim, acreditava-se que os deuses também invejavam os mortais, simplesmente porque os seres humanos morriam, e eles, bem, eram muito, mas muito imortais.

O ciúme também, claro, Hera por exemplo, era a mais ciumenta de todos e todas. As crises de ciúme provocadas pela infidelidade de seu esposo, Zeus, marcaram o comportamento da deusa grega Hera em muitos episódios da mitologia.

Outra característica visível dos deuses gregos era a frieza na hora de cometer uma vingança, geralmente contra os seres humanos. A vingança que os deuses cometiam era principalmente por causa de ciúme, pra você leitor, ver como tudo era parte de um ciclo. Hera, de novo, era a deusa que caracterizava a família e o pavão, bonitinho não?!

Mas ela também caracterizava a vingança, tudo porque seu marido era um mulherengo, e isso a fazia ficar com muito, mas muito ciúme. Ela se vingava das amantes de Zeus as transformando flores, árvores, animais, entre outros, mas sem dúvidas, quem sofreu mais nas mãos da "megera" Hera foi o todo poderoso Hércules. Coitado, matou sua própria esposa e seus próprios filhos por causa da loucura... causada por quem? Hera, claro. Também não podemos esquecer que ela tentou infernizar a vida dele durante seus 12 trabalhos, colocando obstáculos e mais obstáculos em seu, já dificílimo caminho.

Outro caso de vingança? Bem, Hefestos, o deus ferreiro, uma vez fez uma armadilha para pegar o deus da guerra Ares e sua esposa Afrodite, já que os 2 eram amantes, e disso todos sabiam. (O Hefestos talvez não sabia o que era divórcio, porque ele também sabia da traição e continuou casado com a Afrodite (!?)) O resultado? Bem, Afrodite e Ares foram pegos na armadilha, Hefestos chamou todos os deuses para ver a vergonha, e todos começaram a rir daquela cena. Imaginem agora a vergonha que os 2 deuses passaram?

Outra história bem famosa sobre vingança foi entre Atena e a Medusa. De acordo com o mito, Medusa era uma mulher linda, mas se gabava demais, se dizia mais bonita que a própria Atena. Com ódio, Atena não pensou duas vezes em transformar Medusa no que ela foi.

Estão vendo? Inveja, ciúme, ódio e vingança não é uma coisa atual e não é uma coisa que só se foi visto na televisão, desde a antiguidade já existiam, talvez essas fábulas tenham sido criadas pra assustar crianças ou apenas crença de um povo, mas que, sem sombras de dúvidas, sempre foram e sempre serão características dos seres humanos.

Um comentário:

Cláudio disse...

Ótimo texto. Continue escrevendo cara. Vc tem talento e bom faro para a pesquisa.
Curto muito Age of Mithology, pra mim o melhor de toda série.

Abraço.
Cláudio Paiva.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...